Lumiar

Situa-se próximo à Mata Atlântica de Macaé de Cima ( vila de Lumiar) onde nasce o rio Macaé que corta também o município de Macaé. Este rio nos propicia o surgimento de grande parte das cachoeiras da região através dos vários declives nele localizados. (APA – Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima).

Lumiar tem se destacado também na gastronomia, artesanato, trilhas e caminhadas.

Excelente pedida para quem curte Ecoturismo, Lumiar não perdeu sua característica rústica.
Lumiar e São Pedro da Serra – distritos de Nova Friburgo-RJ, na serra fluminense, separados por apenas seis quilômetros – eram, na década de 70, muito procurados pelos hippies e mochileiros e ainda hoje preservam sua característica rústica.
Nos últimos anos, aumentou-se a oferta de hotéis, pousadas, restaurantes, cerveja artesanal e demais serviços.

O Encontro dos Rios é o ponto onde o rio Bonito deságua encachoeirado no rio Macaé. Quem se dispuser a andar um pouco mais, pode chegar até a cachoeira Toca da Onça (10 km de Lumiar e 4km de estrada de chão). Já o Poço Belo fica na estrada para Boa Esperança, uma pequena vila de Lumiar. Outra ótima escolha é o Poço Mágico, na Pousada Caminho das Candeias. Em Boa Esperança de Cima, outra vila de Lumiar, fica o cânion chamado de “Indiana Jones”, um pequeno túnel com pedras enormes que se parece com uma imagem do filme “Indiana Jones”, daí este nome. Nesta mesma vila de Boa Esperança de Cima, fica também a Cachoeira São José, propriedade particular,onde se paga uma taxa para entrar (verificar antes se está aberto durante a semana).